terça-feira, 31 de março de 2009

Em 2009, a Cenografia Itinerante

Cada vez são mais os concelhos a pretender utilizar Cenografia como recurso visual que incrementa a ambiência das suas festas medievais. Contudo, por ser onerosa, a construção cenográfica só faz sentido numa perspectiva de utilização continuada, em muitos casos mudanças de local de realização do evento, alteração de época histórica ou pura e simplesmente do guião dos espectáculos, são um impeditivo para a reutilização de materiais anteriormente concebidos.

Nesta perspectiva criámos um serviço de Cenografia Itinerante...


Cenário A- Atalaia do Acampamento

Por estrada de guerra, partida para algara ou só para visitação a mesnada chegou às portas da Vila, por lei régia não pode entrar muralhas adentro, por isso monta o seu acampamento e altas atalaias donde controla a aproximação de estranhos.


Cenário B- Atalaia e Cabana

Em pontos de domínio da paisagem, ao longo dos caminhos, ou  junto a pontes, atalaias com uma pequena guarnição serviam como ponto de controlo ou posto avançado de vigilância. Este cenário representa um desses pontos com a sua torre de vigia e cabana para albergar a guarnição.


Cenário C- Pórtico dos Cavaleiros

Dia de Torneio. Cavaleiros de vários termos do reino acorrem para a justa. Exercício de guerra, forma de ganhar a vida com os despojos e resgate do vencido, a recompensa da sua dama que lhe oferta o laço, ou campeão final que ganha a jóia adornada com penas de ave exótica. Diversas são as razões para atravessar o pórtico e entrar na liça de honra.

Cenário D- Pórtico da Peonagem

El-Rei declarou Feira Franca na Vila, isentou de portagens e impostos os mesteirais e almocreves que de fora, queiram vir mercar ao concelho. É preciso controlar o acesso à feira de modo a que homiziados, mendigos e outra gente de arruaça não prejudique o negócio.

Para tal constroem-se portas e põem-se sentinelas.




Cenário E- Fortificação da Vila

Os tempos são de crise, el-Rei, Barões e Terratenentes andam desavindos e travam-se de razões. Os Homens-Bons do Concelho, na sua Assembleia decidiram armar milícias e fortificar a Vila para o que der e vier...




Cenário F- Patíbulo dos Tormentos

Roubo, ferir com ferros, merda na boca, são crimes no dia a dia medieval. Juiz de dentro e juízes de fora, julgam. As condenações para a forca são executadas fora da Vila, para as outras, decapitações e castigos vários, arma-se um patíbulo e monta-se o espectáculo da punição exemplar que serve de lição e ocasião de negócio para o carrasco.

O projecto Cenografia Itinerante agora apresentado, foi concebido após pesquisa histórica/iconográfica e baseia-se em construções temporárias, nomeadamente fortificações em madeira. Abrange os séculos XIII a XV época a partir da qual as tácticas de guerra começaram a modificar-se.

A nível técnico, é uma estrutura modular, podendo ser montada para construir as peças apresentadas ou outras, adequando-se às exigências do local; estamos abertos a propostas. Para contacto usar o seguinte e-mail: cronoscafo.conteudos@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário